sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

EPIFANIA DO SENHOR – Ano B – Mt 2,1-12


Caminhamos à tua luz!
LECTIO – O que diz o texto?
Celebramos a festa da Epifania: este vocábulo grego significa "manifestação". Uma manifestação acontece quando um grupo de pessoas se reúne para propagar uma ideia que abarque o conhecimento do maior número de pessoas possível; pode ser uma manifestação de protesto, de solidariedade, ou mesmo uma representação teatral. No que diz respeito a festa que a Igreja hoje celebra, estamos diante de uma manifestação de Deus. É a festa na qual Deus se manifesta a todos os povos. Ele quebra o vínculo com o povo de Israel para alargá-lo a toda a humanidade. A manifestação de Deus em Jesus não é destinada a um grupo restrito de pessoas, mas inclui todo o mundo como mostra o texto evangélico.
Nele, aparecem três grupos de pessoas e sua relação com o recém-nascido em Belém: os magos, Herodes e os doutores da Lei e os escribas. O termo "mago" é muito vago, mas de certo modo, refere-se aos espertos na observação dos astros, aos astrólogos. Tinham conhecimento da espera messiânica pelos judeus e tendo recebido uma indicação do nascimento do Messias, põem-se a caminho. Conhecem a direção, mas não sabem exatamente o que os espera. Estão a caminho. Vêm do Oriente e enfrentam todos os incômodos de uma viagem cansativa até Belém em busca do Messias que nasceu. Representam todos os pagãos, chamados a crer em Cristo. Representam todos nós. Representam a caminhada de todos os povos, anunciada pelo profeta Isaías na I leitura: "os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora" (Is 60,1-6). A viagem dos magos é imagem do caminho de fé e de esperança que o homem de cada tempo realiza até Deus. A fé é sempre uma busca. Aquele que crê está sempre a caminho.
Chegando em Jerusalém, são enviados a um outro lugar. Agora, sabem com mais precisão onde podem encontrar o rei. De fato, os escribas são espertos na Sagrada Escritura e dela deduzem o lugar de nascimento do Messias, Belém da Judéia: "E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". Os magos, que são pagãos, perseveram na busca do rei, pondo-se de novo a caminho.
Por sua vez, os escribas para quem nasceu o rei, mostram-se indiferentes. Assim, o texto bíblico apresenta um grande contraste: os de fora (magos) buscam e encontram o Salvador e os de dentro (Herodes e os habitantes de Jerusalém) ficam indiferentes, rejeitam, têm medo. Herodes que defendia seu reino com violência e era odiado pelos judeus porque favorecia o império romano, agora, sente-se incomodado pela notícia do nascimento do rei dos judeus. Ele queria matar o menino, como demonstra a matança dos inocentes. Herodes significa todos aqueles que são tão apegados aos próprios interesses que não deixam nenhum espaço para este menino; consideram a este importuno e ameaçador.
Finalmente, a luz guia os magos até o menino; essa luz é símbolo de Cristo, luz do mundo. Ele nos chama a si através de uma grande variedade de sinais e indicadores luminosos, como a Palavra de Deus. Os magos veem o menino, dão-se conta que Ele não apresenta nenhum poder externo, nenhum esplendor; mas mediante a fé, o reconhecem como rei, Senhor e Pastor da humanidade. Seus presentes também são uma forma de reconhecimento: ouro, incenso e mirra. Ouro destinado aos reis, incenso destinado a Deus e mirra, planta medicinal de onde se extrai uma resina, que misturada a óleos, era usada como óleo curativo, cosmético e unções religiosas: Jesus é o Messias, o Cristo, o Ungido.
Os magos do Oriente não eram nem reis, nem três, nem se chamavam Gaspar, Melquior e Baltazar como apresenta a tradição popular. Isto não corresponde ao texto bíblico. Porém, esta tradição corresponde ao espírito do Evangelho. São representados por um jovem, um adulto e um ancião; um asiático, um europeu e um africano (o mundo de então, já que as Américas e a Oceania não tinham sido "descobertas".). Tudo isto para significar que todas as idades e todas as pessoas caminham em direção a esta estrela que é Cristo, luz do mundo.Jesus veio para todos nós: para os jovens e os idosos, para os sábios e os simples, para as pessoas de qualquer cor e de qualquer forma de vida, a fim de mostrar-nos Deus como Nosso Pai e ser uma Luz para a nossa vida. Como magos, não devemos deixar nos desviar do caminho que é Jesus, e sim sermos guiados por Deus, até atingirmos a meta. Podemos estar longe ou podemos estar perto, mas que estejamos a caminho!
MEDITAÇÃO – O que o texto me diz?
Nos dias de hoje, são muitos os que aparecem em nome da Luz, mas que não apresentam a Luz verdadeira. Eu sei reconhecê-los? Como posso distinguir a falsa luz da verdadeira Luz?
O caminho dos magos compreende quais fases? De que modo podem ser exemplo para nós na nossa busca cotidiana pela Luz que é Jesus Cristo?
Tenho a humildade de pedir aos que sabem uma orientação de como chegar a Jesus?
Também oriento de maneira correta e justa os outros para que se encontrem com a Luz de Cristo?
Tenho pensamentos preconceituosos e racistas, achando que muitos tipos de pessoas não mereçam a salvação? Sou consciente que este meu ponto de vista não condiz com a vontade de Deus que não exclui de seu amor absolutamente ninguém?
Em termos de missão, o que eu faço para que os outros se encontrem com Jesus?
O menino Jesus apareceu para uns como o Messias esperado, o Senhor; para outros, como importuno e uma ameaça. E para mim?

Nenhum comentário: